Instant Search

pt-bren

BUG 404

budobug

BUG404 é uma plataforma digital sobre narrativas interativas: webdoc, documentário interativo e multiplataforma, hipervídeo,  mapas sonoros. É um projeto de pesquisa, divulgação e consolidação de uma rede de críticos, realizadores, artistas e interessados em geral. BUG404 tem como objetivo contribuir para a expansão do campo no Brasil através das seguintes ações:

  • Pesquisa e divulgação de narrativas interativas no Mundo e no Brasil.
  • Realização de palestras, cursos, oficinas, mostras e eventos.
  • Apoio à consolidação de uma rede brasileira através da internet e eventos.
  • Apoio à realização de projetos parceiros.
  • Realização de projetos estratégicos como Caixa-Preta e Bug Brasil.

O termo “Bug” tem um duplo sentido. É um inseto e um erro de programação, algo não esperado que surge estranho à programação de um sistema. 404 ou Not Found é a mensagem padrão quando nos deparamos na internet com uma página não existente.

Assim é a proposta do Bug 404: mapear e divulgar as obras e narrativas interativas que são referencias para a realização de projetos ainda inexistentes (404). Poéticas alternativas e promessas do desenvolvimento de novos formatos e linguagens.

Bug 404 foi idealizado como um projeto de pesquisa-ação, iniciado por André Paz, em seu pós doutorado sobre narrativas interativas no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e na COPPE (UFRJ), sob supervisão de Heloísa Buarque de Holanda (PACC) e Roberto Bartholo (COPPE), com apoio da Capes. Desde o início, conta com a parceria de Julia Salles, doutoranda na Université du Québec à Montréal (UQAM).

BUG é comunicação, rede e pesquisa.

Junte-se aos bugs!