Ainda falando sobre o jornalismo digital interativo, assunto do post anterior, retomo citando algumas ferramentas criadas pelo Knight Lab, da Northwestern University, sob licença do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
O Knight Lab é formado por designers, desenvolvedores, estudantes, jornalistas e educadores com o objetivo de produzir ferramentas interativas para o jornalismo e inovações em mídia. Story Map JS, Timeline, Soundcite e Juxtapose são algumas dessas inovações aplicadas para produção de webreportagens e conteúdo para internet.
Com uma interface bastante amigável e esteticamente interessante, vários jornais e agências de notícias utilizam o Story Map como suporte para contar histórias na web de forma interativa, especialmente se a narrativa precisa ser geolocalizada. A história pode contar com a inclusão de mídias diversas como vídeos, imagens, tweets, wikipedia e sons, adicionados a cada tela.

Não se trata de colocar várias mídias numa tela aberta, mas de sim inseri-las dentro da sequência narrativa. É possível “puxar” mídias de uma variedade de fontes como Twitter, Flickr, YouTube, Vimeo, Google Maps, Wikipedia, SoundCloud e Document Cloud para dentro do corpo da narrativa. Na página do Knight Lab, estão disponíveis vários exemplos de narrativas produzidas com a ferramenta por periódicos como The Washington Post e Times. O mapa sonoro www.sonsdoporto.com também foi produzido com essa ferramenta.
TimelineJS é uma ferramenta de código aberto que permite a qualquer pessoa construir cronogramas interativos e visualmente bem resolvidos. As linhas do tempo podem serconstruídas usando simplesmente uma planilha do Google, ou, para os experts o modelo JSON (JavaScript Object Notation), que podem criar linhas do tempo personalizadas, mantendo a funcionalidade principal do TimelineJS. Na página do Timeline há um tutorial bem elucidativo de como construir uma linha do tempo usando a planilha google.

O pessoal do Knight Lab também sacou que o som é uma variante poderosa dentro de uma narrativa, que pode adicionar emoção e contextualizar uma história muitas vezes de forma mais profunda e comovente do que um texto. Pelo SoundCite, o som pode vir incorporado à narrativa como um áudio em linha, sem a nessidade de abrir uma tela “fora” da interface da narrativa que obriga a interromper a leitura. Com o SoundCite, o áudio é colocado como parte do texto, como ilustrado no exemplo ao lado: tem um link para dar o play dentro do texto. Porém, a melhor forma de entender é visitando alguns exemplos disponíveis na página já que o exemplo aqui trata-se apenas de uma imagem. Clique aqui para acessar exemplos.
Já com o Juxtapose é possível comparar duas peças de mídia semelhante, incluindo fotos e GIFs. É ideal para apontar ‘o antes e depois’ em histórias que explicam mudanças ao longo do tempo numa paisagem, como o exemplo da imagem em destaque nesse post. Não se trata de colocar uma imagem ao lado da outra. Com o juxtapose a gente “passeia” dentro da imagem. O ideal é que se tenha em mãos imagens de boa qualidade e que sejam de um mesmo ponto de vista para que os principais elementos estejam alinhados.
Todas as ferramentas são gratuitas, relativamente simples de usar e bastante amigáveis para o usuário final. Em caso de dúvida, a equipe do Knight Lab costuma ser bem ágil em responder as questões por e-mail. Todas essas ferramentas já estão sendo usadas tanto por grandes corporações de mídia como para projetos independentes, como se pode notar nos exemplos citados. O Knight Lab é uma equipe de tecnólogos e jornalistas que trabalham no avanço da inovação nos meios de comunicação através da exploração e experimentação, mostrando também que as formas de contar história na internet vem mudando para graus de interatividade mais profundos.