Instant Search

pt-bren

Documentário interativo sobre documentários interativos

Geral Comentários desativados em Documentário interativo sobre documentários interativos

“Um Meta Documentário Colaborativo e Interativo” – assim é o subtítulo de COME/IN/DOC (comeindoc.com), um trabalho que incorpora em sua própria forma o tema ao qual se debruça.

Pesquisador de referência internacional e colaborador do Bug404, Arnau Gifreu dirige COME/IN/DOC como um trabalho de reflexão sistemática sobre uma questão básica: o que é um documentário interativo? Trazendo as considerações de alguns dos principais nomes internacionais – como Sandra Gaudenzi, William Uricchio, Sarah Wolozin, Mandy Rose, o projeto se divide em três partes que exploram as inúmeras respostas em vídeos, sobretudo de entrevistas: uma websérie documental, uma plataforma multimídia e as exibições.

O trabalho foi realizado com o apoio de alguns dos principais centros internacionais, como: Open Documentary Lab (MIT), I-docs e InterDOC. O material só está disponível em inglês, até agora O Bug404 legendou o DOC em português e a divulgação online dos episódios da websérie, que se divide em quatro temporadas temáticas: 1. Definição; 2. Conceitos-chave; 3. Questões para serem resolvidas; 4. Players.

A primeira temporada traz trechos de entrevistas sobre a evolução, definições e características do documentário interativo. A segunda explora conceitos como interatividade, colaboração e gamificação. A terceira se dedica ao papel do autor e os possíveis modelos de negócio. A última temporada fala dos players e projetos dos diversos países. Apenas a primeira temporada da websérie já está disponível e os primeiros episódios serão compartilhados com legendas em português nos próximos meses no site e na página do Bug no Facebook.

A plataforma multimídia é um arquivo online sobre documentários interativo. As partes Start Off, Learn e Do / Produce são conteúdos gerais e introdutórios baseados em vídeos, sobre a história e evolução do campo. A parte Listen, entretanto, é um banco de dados interativo das entrevistas realizadas com mais 40 especialistas em cima de um questionário básico de 20 perguntas. O usuário pode buscar trechos por assuntos, especialistas ou qualquer palavra chave, assim como selecionar sua própria playlist – uma pena que essa playlist não pode ser salva ou compartilhada. A plataforma conta ainda com uma seção dedicada que aponta uma série de links para os usuários interessados aprofundarem suas pesquisas – um verdadeiro programa de pesquisa.

Este é o maior mérito de COME / IN / DOC: apresentar um acervo amplo de pesquisa de conteúdo analítico denso sobre documentários interativos. A interatividade permite tanto a navegação sequencial dos diversos temas e questões, como a consulta esporádica do conteúdo distribuído em múltiplas camadas.

Por outro lado, a linguagem dos vídeos e o design da interface não são atraentes para formação de público ou mesmo para realizadores em geral. A plataforma igualmente não ajuda o compartilhamento dos conteúdos.
COME / IN / DOC é, mesmo assim, um excelente meta documentário interativo para pesquisadores e realizadores mais dedicados, que podem ter fácil acesso a um material que cobre as principais questões colocadas pelo campo do documentário interativo.

André Paz
André Paz é professor da UNIRIO, pesquisador, diretor e produtor. Faz pós doutorado sobre narrativas interativas (UFRJ) e dirige projetos de documentário interativo.