Autoria: Caspar Sonnen
Originalmente publicado no Docubase
Tradução por Leonardo Coelho
∗Este post faz parte de uma parceria do MIT Open Documentary Lab com o BUG. Nela, iremos traduzir oficialmente as playlists do projeto Docubase, compêndio de sugestões de conteúdo transmídia feita por profissionais e pensadores da área.
Meus projetos favoritos
Caspar Sonnen é o coordenador de mídia do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e o curador do Laboratório de Documentários do festival.
Ele fundou o IDFA DocLab em 2008, que é uma plataforma para narrativas documentais interativas e multimídia que expande o gênero para além do cinema tradicional. Além de seu trabalho na IDFA, Caspar é co-fundador e programador do Open Air Film Festival Amsterdam.
Os webdocs a seguir são os favoritos de todos os tempos de Caspar para o lançamento da dococubase do MIT Open Documentary Lab. Explore, descubra e pergunte: quais trabalhos você escolheria?
_Alma: A Tale of Violence
O documentário interativo para tablets e web “Alma: Um Conto de Violência” permite que seus membros da audiência se movam entre a confissão de um ex-membro de gangue e uma série de imagens que complementam sua história.
_Bear 71
Vídeos de vigilância e feeds de dados do Parque Nacional de Banff, no Canadá, fazem do documentário ambiental “Bear 71” um comentário sobre a vida na era digital.
_A Childhood Walk
Uma viagem participativa pela estrada da memória, “A Childhood Walk”, de Ze Frank, explora as conexões entre localização, tecnologia e memória.
_Enemy Within
Bjarke Myrthu, “Enemy Within”, foi um documentário web interativo que revelou o poder dessa nova forma narrativa.
_Gaza/Sderot
“Gaza / Sderot” documenta a resiliência humana capturando histórias das cidades vizinhas Gaza e Sderot, cada uma em lados diferentes do conflito israelo-palestino.
_Highrise: Out My Window
No documentário da web “Out My Window”, vencedor do Emmy Award, a cineasta Katerina Cizek explora o como é viver nas alturas ao redor do mundo.
_Highrise: One Millionth Tower
Em “Highrise: One Millionth Tower”, a cineasta Katerina Cizek, os residentes de um prédio de Toronto, e um grupo de arquitetos usaram o software webGL para reimaginar o edifício residencial, criando um documentário interativo que captura as aspirações por uma comunidade .
_David Lynch Interview Project
No “David Lynch Interview Project”, americanos são selecionados aleatoriamente e solicitados a compartilhar suas histórias pessoais.
Enquanto a insônia é geralmente uma aflição solitária, o documentário interativo “Um Jornal de Insônia” usa a web para criar uma comunidade de insones.
Uma coleção de mais de 50 perfis curtos de nova-iorquinos, contada através de entrevistas em áudio e fotografias.
Impulsionada por um mecanismo de videogame, o aplicativo para tablets “CIA: Operation Ajax” combina a estética dos quadrinhos e do cinema para criar uma experiência de leitura interativa.
O documentário interativo “Thanatorama” explora a indústria de “vida após a morte”.
“We Feel Fine” visualiza “dados” emocionais, criando um registro das emoções das pessoas expressas em blogs e mídias sociais.
“Bem-vindo ao Pine Point” perfis de uma cidade mineira abandonada nos Territórios do Noroeste do Canadá, aproveitando as memórias de seus antigos habitantes e mostrando as coisas efêmeras que eles salvaram.