Instant Search

pt-bren

Minas na Pista

BUGBRASIL Comentários desativados em Minas na Pista
O documentário interativo Minas na Pista, que ainda pode sofrer alterações em sua edição, foi pensado como um projeto prático para conclusão do curso de Comunicação Social na Escola de Comunicação da UFRJ. Através das novas ferramentas midiáticas, foi pensada a construção de uma narrativa que abordasse a questão das mulheres e do ciclismo na metrópole.

O objetivo desse projeto é analisar a relação entre mulheres e bicicleta no Rio de Janeiro tendo como foco o coletivo “Minas na Pista”, e seus pedais semanais apenas para mulheres. Através da visão em primeira pessoa dos pedais e entrevistas com as participantes, o documentário discute as dificuldades próprias das mulheres no trânsito do Rio assim como as melhorias de vida observadas por elas ao pedalar, especialmente juntas.
Ao revisar as condições históricas da invenção da bicicleta e seu primeiro uso pelas mulheres, é possível relacionar a sua importância inicial para o movimento feminista e a emancipação feminina no final do século XIX e início do século XX, com o papel atual da bicicleta para o empoderamento feminino, conforme observado pela autora enquanto membro ativo do grupo. O projeto também retoma discussões atuais acerca da mobilidade urbana e direito de acesso ao espaço público para entender as diferenças na experiência da cidade por ciclistas e não-ciclistas, e como isso influencia na posição da mulher perante a sociedade.
Para o desenvolvimento do projeto, foi feita uma pesquisa sobre a história da bicicleta e seu papel na mobilidade urbana e também na emancipação das mulheres até os dias atuais, que está disponível no link: www.minasnapista.com/relatorio.pdf

Créditos

Concepção e produção: Marina Cruz
Entrevistas: Bruna Werneck, Laís Batista Passos, Mariana Gama
Imagens: Marina Cruz, Mariana Gama, Thais Gobbi, Hadah Pazos
Orientação: Cristiane Costa e Kátia Maciel
Música: Nasty Woman – Valesuchi e Tomaz Aguayo
Agradecimentos especiais à Ana Clara Mattoso, Isabel Salomon, Laise Mendes, Nina Gudme, Wenny Milzfort, Luiza Jimenez e todas as mulheres que participam do Minas na Pista por terem ajudado a tornar esse projeto realidade!
Christophe Nonato

Suggested Posts

Chegaram os caçadores de sons
Belo Monte
Periferas Musicais