Instant Search

pt-bren

Network Effect

Geral, Mostra BUG, Programação Comentários desativados em Network Effect

Network Effect, 2015

Categoria: Documentário Interativo
Duração da experiência: aprox. 7 minutos
Classificação etária: 14 anos
Site: www.networkeffect.io
Produção: Jonathan Harris e Greg Hochmuth
País: EUA

SINOPSE
Network Effect explora o efeito psicológico do uso da internet na humanidade. O projeto se baseia nos infinitos cruzamentos de informações que o usuário pode gerar a partir de um gigantesco banco de dados composto por 10 mil videoclipes, 10 mil frases faladas, notícias, tweets, gráficos, gráficos, listas e milhões de dados postados por indivíduos na web. Só há uma questão: a janela de visualização é limitada a cerca de sete minutos (cálculo feito a partir da expectativa de vida média no país de onde a página é acessada), induzindo o usuário a um estado de ansiedade, de impossibilidade de conclusão. Uma provocação a respeito da ilusão de conhecimento e completude gerada pela internet.

REALIZAÇÃO
Jonathan Harris estudou Ciência da Computação na Universidade de Princeton e Arte Interativa na Fabrica. Seus projetos multimídia combinam visualização de dados, documentário, performance, fotografia, narração de histórias, rituais e outras ferramentas e tecnologias. Seus trabalhos já foram expostos e adquiridos para compor o acervo de importantes instituições culturais do mundo. Em 2009, o Fórum Econômico Mundial o nomeou Jovem Líder Global, e a TIME Magazine nomeou seu projeto, Cowbird, um dos 50 Melhores Websites de 2012. Recebendo cinco prêmios Webby, seus TED Talks já foram vistos milhões de vezes.

Greg Hochmuth é um artista e engenheiro especializado em ciência de dados. Ele estudou Ciência da Computação e Design na Universidade de Stanford e trabalhou em cargos de desenvolvimento e gerência em grandes empresas de tecnologia, como Google e Instagram. Atualmente desenvolve uma série de projetos criativos e técnicos, incluindo a DADA, uma agência focada em engenharia de dados e insights.

Redação BUG404