Instant Search

pt-bren

The Enemy

Geral, Mostra BUG, Programação Comentários desativados em The Enemy

The Enemy, 2017

Categoria: Narrativa Mobile
Duração da experiência: Indeterminada
Classificação etária: 10 anos
Site: www.theenemyishere.org/
Produção: National Film Board of Canada (NFB), CAMERA LUCIDA, Emissive, FranceTV Nouvelles Écritures e Dpt.
País: Canadá e França

SINOPSE
The Enemy é um aplicativo para dispositivo móvel que mescla Realidade Aumentada e Mista para colocar o participante frente-a-frente com combatentes de três das zonas de conflito atuais mais dramáticas e violentas do mundo: El Salvador, República Democrática do Congo e a fronteira de Israel e Palestina.

Antes da experiência principal, é exibido um vídeo em 360o do local selecionado, para contextualizar as histórias que estão prestes a serem vivenciadas. Surgem então os combatentes contando suas narrativas, e o participante, com o celular em mãos, pode caminhar até um deles e examiná-lo mais de perto. A intenção do projeto é que, ao ouvir os testemunhos e as confissões dos dois lados de um mesmo combate, seja possível conhecer suas motivações e perspectivas individuais, mas também compreender a humanidade e as semelhanças – mesmo que aparentemente improváveis – que dois inimigos podem partilhar. A ideia não é fornecer respostas ou explicações, mas tentar compartilhar a experiência da guerra e provocar discussões.

REALIZAÇÃO
Karim Ben Khelifa é um premiado fotojornalista com longa trajetória na cobertura de conflitos armados, com reportagens publicadas pela Time, Vanity Fair, Le Monde, Stern, The New York Times Magazine e dezenas de outras publicações. Já esteve em mais de 80 países e território, cobrindo especialmente as guerras no Oriente Médio, como Iraque e Afeganistão. Em 2012 foi bolsista Carroll Binder da Fundação Nieman de Jornalismo da Universidade de Harvard. É membro do conselho consultivo do Observatório de Fotojornalismo do Ministério da Cultura e Comunicação da França e faz parte do comitê que indica fotógrafos para o prestigiado Masterclass Joop Swart da World Press Photo Foundation. Em 2015, o Sundance Institute o nomeou Doris Duke New Frontier Fellow.

Redação BUG404