Instant Search

pt-bren

Se Eu Demorar Uns Meses

Geral, Mostra BUG, Programação Comentários desativados em Se Eu Demorar Uns Meses

Se Eu Demorar Uns Meses, 2013

Categoria: Documentário Interativo
Duração da experiência: Indeterminada
Classificação etária: 14 anos
Site: www.doctela.com.br/se-eu-demorar-uns-meses/
Produção: Doctela
País: Brasil

SINOPSE
Se Eu Demorar Uns Meses é um webdocumentário composto por dez vídeos curtos baseados nos relatos de presos políticos opositores à ditadura militar brasileira. Foram interpretados por Juan Martyn e Neusa Velasco e gravados no interior do Memorial da Resistência, antigo prédio do DOPS – considerada uma das polícias políticas mais truculentas do país -, mais especificamente nas áreas que reproduzem as celas tal como eram no período entre 1971 e 1982. O projeto também reúne fotografias coletadas no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Um resgate da memória que coloca o documentário e a linguagem web como ferramentas a serviço da reflexão e da verdade, abordando questões políticas, sociais, culturais e, sobretudo, históricas.

REALIZAÇÃO
Giovanni Francischelli é sócio da Doctela, foi produtor executivo dos longas-metragens documentários “Lampião da Esquina”, “A Plebe é Rude” e “Por Parte de Pai”; e do curta “Quem Matou Eloá?”, entre outros. Foi diretor de projetos pioneiros de webdocumentários no Brasil. Mestrando em Comunicação pela ECA-USP e  formado em Comunicação (Midialogia) pela Unicamp. É membro da atual diretoria da ABD-SP.

Lívia Perez é documentarista e pesquisadora. Entre suas realizações destacam-se “Lampião da Esquina” (estréia no festival É Tudo Verdade 2016; Menção Honrosa no 24º Festival MIX Brasil de Diversidade) e “Quem Matou Eloá?” que recebeu prêmios no Brasil e no exterior, além de ter sido exibido em festivais como HOTDOCS, Cinélatino, IDFA e DocsMX. Desenvolve pesquisa de doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na ECA USP. É coorganizadora do Cineclube das Outras e presidenta da ABD-SP.

Redação BUG404