Instant Search

pt-bren

Jessica Clark – Meus Projetos Favoritos

Docubase Playlists Comentários desativados em Jessica Clark – Meus Projetos Favoritos

Autoria: Caspar Sonnen
Originalmente publicado no Docubase
Tradução por Marcus V G Rodrigues

∗Este post faz parte de uma parceria do MIT Open Documentary Lab com o BUG. Nela, iremos traduzir oficialmente as playlists do projeto Docubase, compêndio de sugestões de conteúdo transmídia feita por profissionais e pensadores da área.

Jessica Clark é especialista de mídias da AIR, consultora independente e futurista de notícias. Antes de vir trabalhar na produção Localore da AIR em 2011 (localore.net), ela dirigiu o projeto “O Futuro das mídias Públicas” no Centro de Mídias Sociais da “American University” e atuou como bolsista da ‘políticas guerreiras de mídia ’ na New America Foundation. Ela é co-autora da “Além da câmera de eco: reformulando a política através de Mídia Progressiva em Rede (Mídia Livre, 2010)”, e sua reportagem foi publicada na PBS MediaShift, na American Prospect, na These Times e em outros veículos.

Documentário Completo sobre o espectro na Escalada

Desde 2008, a AIR vem cultivando uma forma de documentário emergente: “mídia pública de espectro total”. Essas criações se estendem para além das telas onipresentes que nos cercam no trabalho, em casa e em nossos bolsos, para as ruas – conectando plataformas de transmissão, digitais e pessoais, permitindo que as pessoas atuem como coprodutores de suas próprias narrativas. Sendo uma rede de 1.000 fabricantes empreendedores de áudio e multimídia, o AIR tem uma posição privilegiada para apoiar experiências ousadas em imersões de mídia combinada. No topo da minha playlist, você encontrará um projeto assinado da iniciativa MQ2 2008-2009 da AIR – Mapeando a Rua Principal. A equipe que o produziu transformou-se em Zeega e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de projetos de narrativa imersivos para a produção nacional da AIR Localore. Oito dos dez projetos Localore estão incluídos abaixo – você pode encontrar toda a informação em Localore.net. Também ficamos de olho na evolução mais ampla do campo com nosso semanal Escaneamento Público de Mídia Pública. Indiquei um grupo de projetos que destacamos com esse escaneamento. São tentativas genuinamente transformadoras de preencher a lacuna entre experiência mediata e imediata. Esses projetos não apenas envolvem e imergem os usuários  – eles os forçam a agir, a se reposicionar como sujeitos e a compartilhar suas próprias verdades.

_Mapping Main Street

O projeto participativo “Mapping the Main Street” documenta a diversidade da América.

_Black Gold Boom

O documentário interativo “Black Gold Boom” explora o boom do petróleo na Dakota do Norte através da mudança da geografia e da vida da população local.

_Curious City

Um experimento de jornalismo crowdsourced, “Curious City” dá controle editorial ao seu público.

_Ed Zed Omega

Misturando realidade e ficção, “Ed Zed Omega” é um experimento transmídia que acompanha seis jovens adultos depois que eles abandonam o ensino médio.

_Hear Here

O projeto de rádio participativo “Hear Here” mapeia histórias da área da baía de São Francisco.

_iSeeChange

Almanaque interativo crowdsourced “iSeeChange” documenta a mudança climática na pequena cidade de Colorado.

_Planet Takeout

Explorando a comida chinesa como ponto de encontro transcultural, Planet Takeout oferece uma visão interativa dos dois lados do balcão de alimentos.

_Reinvention Stories

“Reinvention Stories” explora o renascimento da cidade de Oxford em Dayton, Ohio.

_Sonic Trace

Projeto de história oral participativa “Sonic Trace” foca nas comunidades de imigrantes em Los Angeles.

_Question Bridge: Black Males

“Question Bridge: Black Menes” facilita conversas dentro da comunidade masculina afro-americana em divisões políticas, de classe, geográficas e geracionais.

_Highrise: One Millionth Tower

Em “Highrise: One Millionth Tower”, a cineasta Katerina Cizek, os residentes de um prédio de Toronto, e um grupo de arquitetos usaram webGL para reimaginar um arranha-céus residencial, criando um documentário interativo que capturou suas aspirações para a comunidade.

_A Journal of Insomnia

Enquanto a insônia é geralmente uma aflição solitária, o documentário interativo “A Journal of Insomnia” usa a web para criar uma comunidade de insones.

_18 Days in Egypt

“18 Days in Egypt” é um documentário participativo de crowdsourcing sobre a Revolução Egípcia de 2011.

_Blabdroid

Uma equipe de robôs em miniatura desenvolvida no MIT faz um documentário sobre humanos, encantando seus personagens com sua orquestrada “fofura”.

_The Waiting Room

O projeto de mídia comunitária examina a situação da assistência médica americana através de uma sala de espera em um hospital de Oakland.

Redação BUG404