Autoria: Caspar Sonnen
Originalmente publicado no Docubase
Tradução por Marcus V G Rodrigues
∗Este post faz parte de uma parceria do MIT Open Documentary Lab com o BUG. Nela, iremos traduzir oficialmente as playlists do projeto Docubase, compêndio de sugestões de conteúdo transmídia feita por profissionais e pensadores da área.
Kamal Sinclair é uma produtora, líder de artes comunitárias e artista multidisciplinar. Ela é a gerente sênior do New Frontier Story Lab do Sundance Institute, que apoia artistas que trabalham na convergência de todas as disciplinas criativas e tecnologia. Ela é uma colaboradora criativa e produtora do projeto de arte transmídia Question Bridge: Black Males. Em 2012, ela atuou como produtora transmídia na 42 Entertainment. Como principal consultora da Strategic Arts Consulting, ela trabalhou com importantes instituições de artes em financiamento e planejamento estratégico para iniciativas de impacto. No início de sua carreira, ela foi integrante do elenco do sucesso STOMP da Off-Broadway e diretora artística da Universal Arts. Ela se formou bacharel em artes na Escola de Artes Tisch da Universidade de Nova York e fez seu MBA na Robinson College of Business da Georgia State University.
Em busca da verdade
Eu sou fascinada pelo conceito de “ponto de vista” na nossa compreensão da verdade. Surpreende-me a veemência com que nos apegamos à nossa própria perspectiva, quando na verdade isso se baseia em algo tão arbitrário quanto a posição que ocupamos e a vantagem que isso nos dá em observar a realidade. Sou igualmente maravilhada com o poder que uma história tem de transcender esses limites, de ver através dos olhos dos outros e de ampliar nossas perspectivas individuais.
Hoje em dia, os contadores de histórias estão aprimorando a capacidade da narrativa de revelar a natureza dinâmica, complexa e matizada da realidade, ao mesmo tempo em que libertam nossas mentes e corações para maiores possibilidades de mesma. Eles estão coletando micro-histórias, permitindo ao usuário incorporar diversos POVs e agregando-os para revelar macro-histórias que ninguém poderia ter concebido. Embora essas formas não sejam novas, a tecnologia aumentou o escopo e a capacidade desses projetos na quebra das barreiras narrativas. Esta lista de reprodução ilustra algumas das maneiras pelas quais esses contadores de histórias estão aproveitando novas ferramentas em uma antiga busca pela verdade.
One Day on Earth
Uma vez por ano, milhares de cineastas de todo o mundo capturam suas experiências singulares de vida na Terra, reunidas para formar essa visão global única da humanidade.
Flight Patterns
Uma visualização de dados de voos de avião nos Estados Unidos durante um período de 24 horas.
We Feel Fine
“We Feel Fine” visualiza “dados” emocionais, criando um registro das emoções das pessoas expressas em blogs e mídias sociais.
18 Days in Egypt
“18 Days in Egypt” é um documentário participativo de crowdsourcing sobre a Revolução Egípcia de 2011.
Highrise: Out My Window
Vencedor do Emmy Award, o web documentário “Out My Window”, da cineasta Katerina Cizek retrata como é a vida de pessoas que vivem em prédios ao redor do mundo.
Balloons of Bhutan
No projeto documental participativo “Balões do Butão”, o artista Jonathan Harris investiga a felicidade em todas as suas formas.
Austin Music Map
O “Austin Music Map” captura as histórias – do passado e do presente – da rica cena musical de Austin.
Blabdroid
Uma equipe de robôs em miniatura desenvolvida no MIT faz um documentário sobre humanos, encantando seus personagens com sua orquestrada “fofura”.
I Want You to Want Me
“I Want You to Want Me” utilza dados extraídos de perfis de encontros on-line para examinar o amor, o desejo e a identidade.
The Johnny Cash Project
Um videoclipe de crowdsourcing, “The Johnny Cash Project”, presta homenagem ao icônico Man in Black.
Sandy Storyline
“Sandy Storyline” é um documentário participativo que coleta e compartilha histórias sobre o impacto do furacão Sandy nos bairros, nas comunidades e nas vidas dos participantes.
7 billion Others
O projeto participativo “7 bilhões de outros” documenta a diversidade da população mundial, contendo 6 mil entrevistas com pessoas de 84 nações.
The Sexperience 1000
As experiências sexuais de mil indivíduos britânicos são reunidas em uma desmistificação cativante da vida sexual dos outros.
Highrise: One Millionth Tower
Em “Highrise: One Millionth Tower”, a cineasta Katerina Cizek, os residentes de um prédio de Toronto, e um grupo de arquitetos usaram webGL para reimaginar arranha-céus residenciais, criando um documentário interativo que capturou as aspirações da comunidade.
Hip Hop Word Count
Um banco de dados das letras de mais de 50.000 canções de rap de 1979, “Hip Hop Word Count” é uma ferramenta que catalisa belas visualizações de dados e insights sobre a mudança de significados de uma das formas de arte mais onipresentes da cultura americana.
Life in a Day
O documentário Crowdsourced “Life in a Day” retrata uma imagem da vida na Terra usando 80.000 clipes postados no YouTube.