Instant Search

pt-bren

Wendy Levy – Maravilha Harsh: O mistério e a realidade de estar vivo

Docubase Playlists Comentários desativados em Wendy Levy – Maravilha Harsh: O mistério e a realidade de estar vivo

Autoria: Caspar Sonnen
Originalmente publicado no Docubase
Tradução por Marcus V G Rodrigues

∗Este post faz parte de uma parceria do MIT Open Documentary Lab com o BUG. Nela, iremos traduzir oficialmente as playlists do projeto Docubase, compêndio de sugestões de conteúdo transmídia feito por profissionais e pensadores da área.

O trabalho criativo de Wendy acontece na intersecção entre arte, inovação e justiça social. Como diretora executiva da Aliança Nacional de Artes e Cultura de Mídia, ela está focada em facilitar a colaboração, inovação, crescimento estratégico e impacto social para o campo das artes da mídia. Consultora sênior do Sundance Institute, Wendy também ajudou a desenvolver o New Frontier Story Lab e atualmente co-facilita o Programa Sundance/Skoll Stories of Change. Wendy foi diretora do Instituto de Produtores de Novas Tecnologias de Mídia financiado pela Fundação MacArthur – o primeiro laboratório público de inovação de mídia nos EUA e é oradora e moderadora em eventos em todo o mundo. Ela atuou como consultora do World Pulse, do Tribeca New Media Fund, da Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas e do Projeto de Fotografia Documental da Open Society Foundation. Wendy foi a ganhadora do Prêmio Princesa “Grace Statue” por sua contribuição diferenciada ao campo das artes da mídia.

Maravilha Harsh: O mistério e a realidade de estar vivo

Eu penso muito sobre essa citação de Mary Oliver:
“As pessoas mais arrependidas do mundo são aquelas que sentiram o chamado para o trabalho criativo, que sentiram seu poder criativo se inquietar e se revoltar, mas não ofereceram a isso seu poder ou tempo”

Na minha opinião, os projetos nesta playlist são ensaios sobre o significado e a qualidade de estar vivo. São análises da compaixão humana. Reflexões da visão de um artista carregadas com a riqueza da narrativa e experiência comunal. Todos eles foram experimentos ousados ao mesmo tempo, empreendimentos corajosos para uma nova tecnologia digital ou prática sociocultural. Para mim, essas obras são sua própria poesia; cada uma revela uma dura realidade da vida nesta Terra, junto com um profundo senso de admiração e mistério sobre a essência dessa vida.

_30 Days/Ramadan

É um retrato multifacetado das experiências pessoais dos muçulmanos durante o Ramadã em todo o mundo.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2016/04/Screen-Shot-2016-04-09-at-6.23.52-PM-330x206.png

Todos os dias durante o Ramadã, 30 blogueiras mesquitas Aman Ali e Bassam Tariq visitaram um estado diferente nos Estados Unidos e escreveram sobre sua experiência todas as noites, destacando histórias sobre as pessoas que conheceram, a mesquita em que rezavam e a comida que comiam. Eles iniciaram um movimento, inspirando blogueiros em todos os lugares para visitar mesquitas em suas próprias comunidades e compartilhar essas experiências. O site é repleto de fotografias provocativas, vídeos autênticos e histórias sociais de momento de um público engajado e animado – que demonstram um espanto coletivo pelo simples fato de o site existir. O site é uma obra de arte com uma prática social profundamente enraizada e uma voz poética revolucionária, na qual cada imagem é um convite para olhar mais fundo.

_Collisions

Este filme de realidade virtual traz ao público para o mundo do ancião indígena Nyarri Morgan e da tribo Martu da Austrália, investigando questões de conservação ambiental e sustentabilidade.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2016/04/Collisions_PLM_Production-1283HR-330x206.jpg

Collisions elevou o nível da realidade virtual de não-ficção. É a colisão entre ciência e espírito, uma jornada autoral de tirar o fôlego através do deserto australiano para o mundo de Martu Elder Nyarri Morgan – uma história em que a mais nova tecnologia imersiva revela o impacto brutal de uma tecnologia científica destrutiva. O brilho aqui está em como o corpo e alma viajam através da obra, como a voz e a experiência dos sujeitos indígenas têm atuação principal, como o espectador é convidado para uma cosmovisão que transcende espaço e tempo, mantendo em si a esperança para o futuro do planeta. É uma obra prima.

_Network Effect

Network Effect ilustra os efeitos viciantes, alienantes e indutores de ansiedade da vida on-line através de uma série de vídeos, manchetes, tweets e outros dados.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2016/03/1-330x206.jpg

10.000 clipes, 10.000 sentenças faladas, uma quantidade limitada de tempo até que você seja excluído do site por 24 horas. Efeito de Rede é uma jornada sexy e hipnotizante para dentro do impacto psicológico da vida na Internet. O projeto posiciona os dados que geramos como oniscientes, as redes sociais conectivas; Ele fornece uma profunda experiência metafórica da interação da mente/corpo semelhante a vida on-line. Adoro a citação de Carl Jung que flutua nas nuvens quando o site fica escuro depois do tempo previsto: Sua visão ficará clara somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.

_Gone Gitmo

As versões Second-Life e Unity3D do Centro de Detenção da Baía de Guantánamo funcionam como uma experiência interativa e educacional da prisão que os autores chamam de “Jornalismo Imersivo”.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/gone-gitmo-330x206.jpg

_Highrise: Out My Window

No web documentário “Out My Window”, vencedor do Emmy Award, a cineasta Katerina Cizek investiga como é viver em prédios ao redor do mundo.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/High-Rise-OMW-330x206.jpg

_Hollow

No documentário interativo “Hollow”, a cineasta Elaine McMillion Sheldon colabora com os moradores do condado de McDowell, na Virgínia Ocidental, para contar a história do declínio populacional nas áreas rurais dos Estados Unidos.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/hollowcover-330x206.png

_The Johnny Cash Project

Um videoclipe de crowdsourcing, “The Johnny Cash Project”, presta homenagem ao icônico Man in Black.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/jonny_cash_project-330x206.jpg

_Question Bridge: Black Males

Question Bridge: Black Males facilita conversas dentro da comunidade masculina afro-americana em divisões políticas, de classe, geográficas e geracionais.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/Quesetion-Bridge-330x206.jpg

_The Whale Hunt

Uma caça de nove dias às baleias no norte do Alasca é contada através de um grande mosaico fotográfico interativo.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/whale-hunt-330x206.jpg

_Alma: A Tale of Violence

O tablet interativo e web documentário “Alma: Um Conto de Violência” permite que os membros da audiência desloquem-se entre a confissão de uma ex-membra de gangue e um fluxo de imagens que complementam sua história.

https://docubase.mit.edu/wp-content/uploads/2013/11/Alma-330x206.jpg
Redação BUG404

Suggested Posts