Documentário colaborativo e multiplataforma sobre as projeções futuras na pandemia.
A arte existe para que a realidade não nos destrua.
Friedrich Nietzsche
O Brasil foi tomado pela pandemia e pandemônio. É um desafio fazer qualquer previsão, mas as pessoas precisam enfrentar o presente e vislumbrar futuros. O projeto “Como será o Amanhã?” trata das projeções futuras das pessoas neste momento histórico. (Clique Aqui e veja todos links do projeto).
OBJETIVO
O objetivo geral do projeto é realizar uma amplo documentário que se desdobra em diferentes formatos e plataformas, com diversos parceiros: documentário interativo, vídeo instalação, documentário em realidade virtual, documentário linear.
DOCUMENTÁRIO INTERATIVO
O arquivo digital de depoimentos foi iniciado em 2020 para realização do Documentário Interativo “Como Será o Amanhã?” na plataforma Instagram (Clique Aqui e visite). Os depoimentos representam uma diversidade de perspectivas e afetos através das projeções futuras das pessoas, em suas casas, na primeira onda da pandemia no Brasil.

ATUALIZANDO
Neste momento, em 2021, a equipe está levantando uma segunda onda de depoimentos em vídeo com as pessoas que participaram em 2020 no projeto. Esse material será incorporado ao arquivo digital do projeto e utilizado em novos documentários em diferentes plataformas..
Ainda em 2021, o Bug404 trará novidades sobre o lançamento da instalação já em produção “Quarentena: como será o amanhã?”.
CRÉDITOS
Como Será o Amanhã?
O projeto como um todo é idealizado e coordenado por André Paz, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC/UFRJ), coordenador do Bug404 (bug404.net).
Documentário Interativo (Instagram)
Contou com o documentarista Felipe Carrelli, uma equipe de alunos do PPGMC e DEP/UNIRIO, o apoio da Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC / UNIRIO) e colaboradores.
Produção e Direção Criativa: André Paz; Edição: Felipe Carreli; Equipe de Produção: Yan Winicius, Juliana Fernandes, Letícia Mei, Ana Cunha; Foto original: Victor Moriyama; Arte original: Julia Lobato; Colaboradores: Graziele Saraiva, Felipe Varanda, Nina Saroldi.
Realização: Bug404; Buglab
Apoio: PROEXC (UNIRIO); PPGMC (UFRJ)